O Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, esteve em Campina Grande nos dias 01 e 02 de Dezembro de 2007 a convite do Bispo Diocesano, Dom Jaime Vieira Rocha, para uma extensa programação religiosa motivada pelo jubileu Áureo do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, na qual estavam inseridas também a Dedicação da Igreja Catedral, a inauguração do Centro Pastoral da Catedral e da Cúria Diocesana no antigo prédio do Secretariado, agora completamente restaurado e modernizado.

Fonte:Jornal da Paraíba, 23 de Dezembro de 2007

Dados Biográficos de Dom Lorenzo Baldisseri

Dom Lorenzo Baldisseri nasceu no dia 29 de setembro de 1940, em San Pietro in Campo, Barga, Lucca, Itália, último dos cinco filhos do casal Giovanni Battista e Gema Satti.
No segundo ano do curso secundário entrou para o Seminário de Pisa, onde já estudava seu irmão mais velho, Silvio Baldisseri. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1963, na Catedral de Pisa, por Dom Ugo Camozzo, Arcebispo de Pisa. Celebrou a primeira Missa solene em Loppia di Barga, onde seu irmão Padre Silvio é Pároco, no dia 30 de junho de 1963 e em 07 de julho na Paróquia de San Pietro in Campo, onde cresceu com sua família.
Fez sua primeira experiência como capelão na Paróquia de Santo Estevão extra Moena, em Pisa, em 1966; em seguida, foi nomeado para a Paróquia de Querceta, em Versilia, nos anos de 1966 a 1967. Durante esses anos estudou piano com Enzo Borlenghi, prestando exame no Conservatório Boccherini de Lucca. Nos anos 1968 a 1969 foi para o Instituto ?San Carlo al Corso?, em Roma, para estudos musicais com Bartolucci, Aprea, Lenzi, Santini, etc. Obteve, também, licenciatura em Teologia na Universidade Lateranense e ingressou na Pontifícia Academia Eclesiástica, onde obteve ao mesmo tempo o diploma de Doutor em Direito. A partir de 1970 freqüentou, também, cursos jurídicos e internacionais na Universidade de Perugia.
Iniciou sua carreira diplomática da Santa Sé na Guatemala e São Salvador, com o Núncio Dom Emanuel Gerada (1973 a 1977). Lecionou Direito Canônico e Direito Internacional no Instituto Teológico Salesiano e na Universidade Marroquin, na Guatemala. No período de 1977 a 1978, trabalhou no Japão, com Dom Pio Gasperi; de 1980 a 1982, no Brasil, com Dom Carmine Rocco; em 1983, no Paraguai, com Dom Josef Mees; de 1983 a 1986, na França, com Dom Ângelo Felici. De 1986 a 1990 trabalhou com Dom Patrick Coveney, Delegado Apostólico em Moçambique e Pró-Núncio no Zimbabwe, sendo Conselheiro da Nunciatura no Zimbabwe. Em janeiro de 1991 foi encarregado de uma missão especial no Haiti.
No dia 07 de março de 1992 foi nomeado Arcebispo Titular de Diocleziana, sendo ordenado em Pisa pelas mãos de Dom Ângelo Cardeal Sodano, Secretário de Estado do Vaticano. Foi nomeado, também, Núncio Apostólico no Haiti. Depois, em 1995, foi nomeado Núncio Apostólico no Paraguai; em 1999, Núncio Apostólico na Índia e Nepal. No dia 12 de novembro de 2002 foi nomeado Núncio Apostólico para o Brasil.
Dom Lorenzo Baldisseri fala Italiano, Inglês, português, Francês e Espanhol.

Fonte:Arquidiocese de Campinas

O que é um núncio apostólico?

É um bispo titular(de uma diocese que não existe mais) , onde exerce a função de embaixador (diplomata) do menor país do mundo o Estado da cidade do Vaticano. Ele representa o Vaticano no país em que reside. Sendo o elo de ligação do Vaticano (Estado Soberano), do Vaticano (Santa Sé Apostólica, Sede da Religião Católica) com o país em que reside e para toda Igreja Católica constituída no país em que foi nomeado núncio.

O núncio é a autoridade que encaminha os processos burocráticos de todas as dioceses do país . Toda nomeação de bispo e Arcebispo chega primeiro nas mãos do núncio apostólico. Quando o Papa e a Santa Sé quer comunicar algo para os fiéis de um determinado país ele recorre ao núncio para repassar a informação. O Papa também manda o núncio o representá-lo e a Santa Sé em ordenações episcopais, tomadas de posse espiscopais, inaugurações de seminários, faculdades de teologia etc.

A nunciatura

Nunciatura Apostólica é a embaixada do Vaticano nos países. O nome expressa a diferença entre a Nunciatura e as outras embaixadas. São duas as atuações da Nunciatura: uma é representar o Papa diante do governo e outra é estreitar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja local.
A Santa Sé possui relações diplomáticas com 174 Estados, poucos países não querem ter relação com o Vaticano, é o caso da China e da Coréia do Norte. Essas relações permitem ao Papa dizer uma palavra, visitar países, enfim, levar a palavra de Deus a todos os povos. Além disso, o Vaticano está presente em organismos internacionais, como a ONU. O Vaticano é membro permanente na ONU e atua como observador, não vota, mas expressa suas opiniões.


Fonte: Diocese de Petrolina