Pe. Luciano Guedes da Silva nasceu na maternidade do Hospital Pedro I em Campina Grande ? PB, no dia 08 de setembro de 1975. Filho de Heleno Guedes da Silva e de Terezinha de Jesus Nascimento Silva é o caçula de uma numerosa família composta por 13 filhos. Viveu sua infância na zona rural do município de Queimadas-PB, no Sítio Brito, onde foi alfabetizado e catequizado.

Foi batizado por Monsenhor Antônio Lisboa, no dia 28 de junho de 1977, Sacramento administrado na residência dos seus avós maternos, Pedro Francisco e Ana Rosa do Espírito Santo, tendo como padrinhos seus tios José Ulisses e Josefa Costa.

Recebeu a Primeira Eucaristia no dia 09 de janeiro de 1985 no Grupo Escolar João Tavares, tendo como catequista sua professora Maria Tavares. Em 23 de novembro de 1993 foi crismado por Dom Luís Gonzaga Fernandes. Estudou o 1º grau no Colégio Estadual Francisco Ernesto do Rêgo, em Queimadas-PB, concluindo esta etapa de estudos no ano de 1991.

Cursou o Ensino Médio no Colégio Estadual Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande-PB, concluindo em 1994. Ingressou no Curso de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba em 1995. Foi residir no Curso Propedêutico da Diocese de Campina Grande em 1998, na cidade de Esperança-PB, onde aprofundou suas motivações vocacionais para o sacerdócio.

Prestou vestibular no Seminário Arquidiocesano da Paraíba ?Imaculada Conceição? ? João Pessoa-PB, em 1999, ingressando no Curso Integrado de Filosofia e Teologia, concluindo no ano de 2004. Fez estágio pastoral em 2005 como formador dos seminaristas propedeutas no Seminário Santa Terezinha, em Areia-PB.

Pela imposição das mãos de Dom Jaime Vieira Rocha foi ordenado diácono no dia 21 de junho de 2005 na Igreja Matriz de São Sebastião, Alto Branco, e no mesmo ano foi ordenado padre no dia 20 de outubro na Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande-PB. Iniciou seu ministério pastoral como membro da Equipe de Formação do Seminário Diocesano São João Maria Vianney, onde exerceu a função de Promotor Vocacional e Professor de Bíblia e de Sacramentos. Neste mesmo período desempenhou a função de Secretário Regional do Nordeste II na Comissão de Vocações e Ministérios Ordenados.

Em 2006 foi designado Administrador Paroquial de São José em Areial-PB e de São Sebastião de Lagoa de Roça-PB, simultaneamente, servindo às duas comunidades paroquiais. Em 22 de março de 2007 foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, Cuité-PB, onde exerceu o oficio de pároco até o dia 24 de maio de 2014.

No dia 25 de maio de 2014 foi empossado pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Campina Grande-PB em solenidade presidida por Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, Bispo Diocesano, onde exerce atualmente sua missão pastoral. Pe. Luciano Guedes da Silva é também Diretor Espiritual do Seminário Diocesano, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da Diocese de Campina Grande-PB.