6 de Janeiro

Reconhecer o favor que alguém um dia nos fez, mesmo que essa pessoa nunca tenha nos cobrado, demonstrar um sentimento de reciprocidade quando algo de bom nos é oferecido são situações em que estamos sendo gratos.

Gratidão, nada mais é que ter a consciência de que alguém nos fez muito bem e querer retribuir de alguma forma tal bem. A gratidão compreende sentimentos de fraternidade e companheirismo, mesmo que momentâneos, mas nunca abrange a submissão. Ser grato é ter um sentimento horizontal e nunca vertical.

A gratidão é um sentimento que se frutifica, quando se quer viver em rede, é uma emoção espontânea, nem sempre ligada a favores. Mas é um sentimento reconhecido e pregado em todas as religiões.

Agradecer a vida, agradecer a saúde, agradecer a roupa, agradecer o carro, agradecer o motorista do ônibus, agradecer o dinheiro, agradecer o garçom, agradecer o lixeiro, agradecer o mecânico, agradecer o médico, agradecer o chefe, agradecer o colega de trabalho... Sempre existirá algo para agradecer. Porém, não da boca para fora. Agradecer de coração, de verdade, com verdadeiro sentimento de gratidão porque a vida nos serve através de infinitos meios que podemos não perceber.

Fonte: Planeta educação