Papa anuncia criação de congregação para a família

O Papa anunciou hoje a criação de uma nova congregação da Cúria Romana para as áreas da Família, Leigos e Vida, ao inaugurar a reunião geral do Sínodo dos Bispos que decorre esta tarde no Vaticano.

"Decidi instituir um novo dicastério com competência sobre leigos, a família e a vida, que vai substituir o Conselho Pontifício para os Leigos e o Conselho Pontifício para a Família, ao qual vai estar ligada a Academia Pontifícia para a Vida", disse.

Francisco informou ainda os participantes que uma comissão própria vai "redigir um texto para delinear canonicamente" as competências do novo organismo, documento que será discutido na reunião do Conselho de Cardeais de dezembro.

O anúncio dá mais relevo à área da Família dentro dos organismos centrais de governo da Igreja Católica, que colaboram mais diretamente com o Papa.

A proposta de alteração tinha sido feita em setembro pelo conselho consultivo de cardeais, que tem vindo a aconselhar o pontífice argentino na reforma da Cúria Romana.

Em Portugal, a Conferência Episcopal tem uma Comissão para o Laicado e Família desde 2005.

No final dos trabalhos desta tarde, em Roma, o presidente do Conselho Pontifício para a Família, D. Vincenzo Paglia, saudou uma decisão que era aguardada.

"Estamos muito satisfeitos", disse à Agência ECCLESIA e Família Cristã, a respeito da nova Congregação para os Leigos e Família.

Tal como tinha sido anunciado, os participantes com direito a voto no Sínodo dos Bispos receberam esta tarde a proposta de relatório final, à qual poderão fazer sugestões de mudança na próxima reunião geral, sexta-feira de manhã.

RP/OC

Fonte:Agencia Ecclesia