Fátima: Santuário estreia projeto de espiritualidade e formação

«Escola do Santuário» tem várias sessões previstas para 2018

O projeto ‘Escola do Santuário’ vai começar este mês no santuário nacional, com casa cheia para a primeira sessão, dedicada às questões levantadas pelo Papa na sua visita de maio de 2017.

Num comunicado enviado a Agência ECCLESIA, o Santuário informa que os itinerários formativos “são alicerçados” na ideia de que Fátima “é um lugar de experiência de Deus”, onde cada peregrino é convidado a experimentar essa presença.

Para 2018, o santuário mariano propõe três itinerários abertos ao público em geral, num máximo de 40 participantes por sessão.

Entre os dias 27 e 28 deste mês, o tema será 'Nossa Senhora de Fátima - Qual Maria?'.

"Desta pergunta do Papa Francisco parte o primeiro itinerário, cujo objetivo é aprofundar as interrogações deixadas pelo Papa na Capelinha das Aparições, na primeira peregrinação internacional do Centenário, para corrigir alguns desvios da devoção mariana e descobrir Maria como 'uma Mestra da vida espiritual'; a 'bendita por ter acreditado' e a 'Virgem Maria do Evangelho venerada pela Igreja Orante', adianta a instituição católica.

A 17 e 18 de março é o tema genérico 'Trindade e Eucaristia, adoração e solidariedade'; em abril, nos dias 21 e 22, fala-se sobre 'Sofrimento e liberdade, sacrifício e reparação'.

No comunicado destacam-se também as três edições dos ‘Encontros de Espiritualidade para Aposentados’, para pessoas com mais de 65 anos, que têm a duração de quatro dias, em março.

Estes encontros específicos pretendem aprofundar o conhecimento do significado do acontecimento Fátima “nos dramas do século XX e do novo milénio” e vão proporcionar uma descoberta da Mensagem como fonte de espiritualidade “para viver de forma gratificante e fecunda a aposentação”.

Segundo comunicado, o último itinerário da Escola do Santuário vai decorrer entre 21 e 27 de maio com o tema ‘O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal’.

“A ‘Escola do Santuário’ tem por missão aprofundar e descobrir a Mensagem de Fátima e a sua espiritualidade promovendo a iniciação, o crescimento e o amadurecimento espiritual a partir da Mensagem; o reconhecimento da eclesialidade da Mensagem e da sua relevância pastoral bem como a leitura da Mensagem em relação com experiências significativas da contemporaneidade”, desenvolve o Santuário.

Para além dos momentos orantes, das sessões orientadas em sala e deslocações a diversos lugares do santuário, a Aljustrel e aos Valinhos, os participantes vão também “interpretar e refletir” sobre Maria na “linguagem artística”, como nos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O santuário mariano da Cova da Iria informa também que as inscrições “obrigatórias e sujeitas a confirmação” são gratuitas e decorrem no mês anterior à realização dos encontros formativos.
Agencia ecclesia